Noticia
Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria
Que notícia boa!
O nosso hospital Arlete Maron de Magalhães agora conta com o teste do olhinho para os nossos pequenos.
Saiba mais sobre o Teste do olhinho:
O que é o Teste do Olhinho?
Consiste na investigação de possíveis alterações patológicas que possam comprometer a transparência de meios oculares nos olhos de crianças recém-nascidas. Na ausência de alterações, a emissão de luz que transpassa os meios oculares pérvios e incide sobre a retina, retorna na forma de um reflexo avermelhado, motivo pelo qual o teste também é denominado como teste do reflexo vermelho. Na ausência do reflexo, por alguma opacidade presente, a luz é absorvida revelando uma leucocoria (aspecto esbranquiçado).
O que ele diagnostica?
Seu principal objetivo é identificar qualquer bloqueio à passagem luminosa do meio externo, passando pelas estruturas intermediárias do olho até chegar à sua porção posterior: a retina. Sendo assim, é possível identificar diversas alterações (infecciosas, hereditárias, malformações ou tumores) que possam comprometer mais especificadamente a córnea, o cristalino, o vítreo ou a própria retina.
Qual a importância deste teste?
A detecção precoce de alterações como glaucoma, catarata ou retinoblastoma, permitindo assim uma intervenção imediata e um tratamento efetivo, evitando os agravos relacionados à deficiência visual.
Seria possível evitar essas alterações ainda na gestação?
Sim, para algumas delas e principalmente para as causas infecciosas. O acompanhamento pré-natal durante todo o período gestacional é de essencial importância tendo em vista o fato de que grande parte das estruturas oculares ter um início precoce de formação (já nas primeiras semanas gestacionais) estando vulneráveis aos danos genéticos (malformações) e às infecções.
Como é feito o exame?
O exame deve ser realizado já nos primeiros dias ou semanas do nascimento mediante o uso de um oftalmoscópio direto a uma distância de 25-30 cm dos olhos da criança, incidindo sobre os mesmos um faixo direto de luz com o objetivo de avaliar a presença do reflexo vermelho resultante.
Teste do olhinho é o mesmo que mapeamento de retina?
Há de ressaltar que o teste do olhinho não é o mesmo que o mapeamento de retina. Este último, consiste em um exame mais específico e possível de ser realizado apenas nos primeiros meses de vida, na qual a dilatação pupilar é exigida (em razão de ser mais consistente após o amadurecimento da musculatura intrínseca da pupila). Para realização deste exame utiliza-se um oftalmoscópio indireto acompanhado de uma lente de aumento, cujo objetivo é acompanhar e avaliar o desenvolvimento físico-estrutural da retina e seus componentes.