Detalhe do Programa
Responsável
Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico
Descrição
Reflorestamento de áreas degradadas através do plantio direto de mudas nativas e não nativas da mata atlântica.
Metas
Recuperar a vegetação arbórea de áreas degradadas pelo desmatamento; Reconstituir o percentual de Mata Ciliar do entorno dos Rios municipais; Recuperar as APPs das nascentes dos Córregos municipais.
Indicadores
Segundo dados fornecidos pelo projeto MAPBiomas para o município de Ibicaraí, entre os anos de 1999 e 2019 houve uma redução 7,34 % na vegetação nativa (Mata Atlântica) do município. Esse dado revela uma perda equivalente à 1705 ha de Formação Florestal nativa. Diante desse panorama, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Ibicaraí recorre/solicita a Universidade Estadual de Santa Cruz, em especial o Departamento de Ciências Agrárias e Ambientais, apoio técnico que viabilize a produção de mudas, plantio, bem como, levantamento criterial de áreas para inserção das espécies.
Resultados
No aspecto ambiental garantir a conservação dos recursos hídricos para as gerações atuais e futuras e minimizar os efeitos de desastres naturais (enchentes, deslizamento de encostas, etc.) entre tantos outros benefícios.